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terça-feira, 29 de outubro de 2013

Questões do Saresp 9 ano - Língua Portuguesa

Olá leitores e leitoras, espero que essa postagem seja de ajuda para professores de língua portuguesa que lecionam para o 9º ano, encontrei no site do saresp algumas questões do saresp 2010 e 2011, juntei todas num arquivo só e agora coloco aqui para vocês que quiserem preparar seus alunos para o saresp esse ano. Espero que seja de proveito. Abraço!

Extraído de: http://www.educacao.sp.gov.br/portal/projetos/saresp-2011

Questões do Saresp de língua portuguesa - 9º ano (2010 e 2011)


1)     Em – Os amazonenses fazem fé nessa versão que atesta o poder do guaraná e o consomem

diariamente para manter a boa disposição – o pronome o, em destaque, substitui a palavra

 

 (A) amazonenses.

(B) guaraná.

(C) versão.

(D) fé.

2) Leia trecho adaptado de um bate-papo pela internet, retirado de uma das salas do UOL.

 

Gata fala para MOÇO: NAO QUERO TC PQ VC PIZOU NA BOLA

André fala para Todos: Alguém q tc?

EU MESMO fala para apaixonado: QUEM E VC

Gata fala para nóis: ACHO QUE APARENCIA NAO EMPORTA

EU MESMO fala para Gata: eai gata ta afim de tc

Gata fala para apaixonado: OI QTOS ANOS

 

Com base no diálogo transcrito da sala de bate-papo, é correto afirmar que a linguagem utilizada

 

(A) incorre em erros relativos à escrita das palavras, mas mantém um nível de linguagem elevado, sem gírias.

(B) diverge em alguns aspectos das normas ortográficas, mas é eficiente para a comunicação dos

participantes do bate-papo.

(C) recorre, com muita frequência, à utilização de siglas e abreviações, sem que haja violação das normas

ortográficas.

(D) impossibilita que todas as pessoas consigam estabelecer uma comunicação eficiente e clara numa sala

de bate--papo como essa.

3) Leia o texto a seguir para responder a questão:

ÓBITO DO AUTOR

Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em

primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento,

duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um

autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria

assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo:

diferença radical entre este livro e o Pentateuco.

 

Fonte: ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. In: Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2008, v. 1, p. 626. Fragmento.

 

No trecho “…é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor…”, o humor

decorre

(A) do emprego da palavra defunto.

(B) do jogo de palavras.

(C) do emprego da palavra autor.

(D) da repetição dos vocábulos.

4) Leia o trecho a seguir e responda:

CAÇADOR DE MIM

Por tanto amor, por tanta emoção

A vida me fez assim

Doce ou atroz, manso ou feroz

Eu, caçador de mim

Preso a canções

Entregue a paixões

Que nunca tiveram fim

Vou me encontrar longe do meu lugar

Eu, caçador de mim

Nada a temer

 

Fonte: NASCIMENTO, Milton. Caçador de mim. Disponível em < http://vagalume.uol.com.br/milton-nascimento/caçador-de-mim.html> Acesso em: 18 out. 2009.

 

Antítese é a figura de linguagem que consiste no confronto entre ideias opostas. Assinale a alternativa

em que o fragmento transcrito é uma antítese.

 

(A) “Por tanto amor, por tanta emoção”

(B) “Preso a canções/Entregue a paixões”

(C) “Doce ou atroz, manso ou feroz”

(D) “Nada a temer/Senão o correr da luta”

5) Leia atentamente o texto abaixo e responda à questão.

 

É MASSA, BROTHER

Brother, dentro dessa nova edição do Vestibular 500 Testes tem tudo para que o próximo vestiba

role na maior.

Só de português são 80 questões, sendo 50 testes e 30 escritas.

Fora as questões de física, química, biologia, história, geografia, matemática e inglês.

Ah, tem uma lista de livros e uma série de dicas que você precisa ficar por dentro antes de

encarar os exames.

Vestibular 500 Testes, especial do Guia do Estudante.

Desencana, brother.

Vestibular agora é manha.

 

Fonte: Veja. São Paulo: Abril, 23 out. 1990. p. 13.

 

Observe que o texto foi construído intencionalmente numa variante linguística coloquial. O enunciador

utiliza essa variante porque

 

(A) busca reproduzir a linguagem escrita dos exames vestibulares.

(B) precisa enfatizar que todas as matérias exigidas pelos exames vestibulares constarão do Guia do Estudante.

(C) acredita que os jovens escrevem dessa forma e não entenderiam uma mensagem elaborada em outra

variante linguística.

(D) pretende, por meio de imitação da linguagem oral do jovem destinatário, tornar-se próximo a este e

convencê-lo a adquirir um produto.

6) Leia o texto e responda à questão.

 

PRECONCEITO E PRETENSÃO

 

A tese da internacionalização, ainda que circunstancialmente possa até ser mencionada por pessoas

preocupadas com a região amazônica, longe está de ser solução para qualquer dos nossos problemas. Assim,

escolher a Amazônia para demonstrar preocupação com o futuro da humanidade é louvável se assumido

também, com todas as suas consequências, que o inaceitável processo de destruição das nossas florestas é

o mesmo que produz e reproduz diariamente a pobreza e a desigualdade por todo o mundo.

Se assim não for, e a prevalecer mera motivação “da propriedade”, então seria justificável também propor

devaneios como a internacionalização do Museu do Louvre ou, quem sabe, dos poços de petróleo, ou ainda,

e neste caso não totalmente desprovido de razão, do sistema financeiro mundial.

 

Fonte: JATENE, Simão. Preconceito e pretensão. In: JB ecológico. Ano 4, n.º 42, jul. 2005. pp. 46-47. Fragmento.

 

Para defender seu ponto de vista, o enunciador do texto utiliza como argumento

(A) um dado estatístico referente à ampliação do sistema financeiro.

(B) um exemplo referente à criação de novos poços de petróleo.

(C) uma causa relativa à preservação do Museu do Louvre.

(D) uma comparação relativa à produção e à reprodução da pobreza.

7) Leia o texto e responda à questão.

 

Livramento (morro do): Situado no bairro da Saúde, foi o local onde Machado nasceu, em 1839. Naquele

ano, toda a área do morro era ocupada por uma imensa chácara, propriedade da família de Bento Barroso

Pereira, homem de prestígio, brigadeiro e senador do Império, falecido em 1837. Desde então, sua esposa,

D. Maria José de Mendonça Barroso Pereira assumiu a administração da propriedade, formada por vários

imóveis, o palacete da proprietária, a capela consagrada a Nossa Senhora do Livramento, casas destinadas

a escravos e a agregados. Foi ali que Machado passou os primeiros anos de vida, que o iriam marcar para

sempre. Lúcia Miguel Pereira acha que o escritor recriou o ambiente da chácara na novela “Casa Velha”, opinião

aceita por outros biógrafos. Machado nasceu em casa não identificada, demolida no início do século XX.

 

Fonte: CUNHA, Celso. Gramática do português contemporâneo. Porto Alegre: L&PM Pocket; Rio de Janeiro: Lexikon, 2007. Fragmento.

 

Das informações contidas nesse verbete, a mais importante é que

 

(A) a área do morro era ocupada por uma imensa chácara, propriedade da família de Bento Barroso Pereira.

(B) D. Maria José assumiu a administração da propriedade depois da morte do marido.

(C) o escritor Machado de Assis nasceu no morro do Livramento, no bairro da Saúde.

(D) os proprietários da chácara onde nasceu Machado de Assis eram pessoas ilustres.

8) Leia o texto e responda à questão.

 

CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA

 

Uma das crises mais importantes para o destino da humanidade é a crise ecológica. Os cientistas

afirmam que em 50 anos a temperatura média, no planeta Terra, subirá em seis graus centígrados. Isso vai

significar a extinção de mais da metade das espécies hoje existentes. Autoridades ecológicas afirmam que,

em alguns anos, o nível do mar subirá meio metro, inundando cidades e outras áreas.

Aqui no Ceará, vemos isso na cidade de Icaraí, município de Caucaia, onde barracas de praia foram

espremidas contra a barreira por causa do aumento do nível do mar. Então a crise econômica, que é muito

importante, não se compara à crise ecológica que destrói por definitivo a vida na Terra.

Para cada ação há uma reação! A nossa reação diante da destruição do planeta deve ser de profunda

mudança de estilo de vida. Em vez de uma vida exploratória e predatória, devemos viver uma vida simples,

doadora e humana.

 

Fonte: LESSA, Paulo Roberto Girão. Consciência ecológica. Folha Online, São Paulo, 30 out. 2008. Painel do Leitor. Disponível em: http://www1.folha.uol.

com.br/folha/paineldoleitor/ult3751u461962.shtml. Acesso em: mar. 2009.

 

Assinale a alternativa em que se reproduz uma opinião do enunciador do texto.

(A) “Nos últimos anos, várias espécies animais e vegetais foram extintas”.

(B) “No Ceará, houve aumento do nível do mar”.

(C) “Em Icaraí, barracas de praia foram espremidas contra a barreira”.

(D) “É preciso viver uma vida simples”.

9) Leia o texto e responda à questão.

 

NEWTON, UM GRANDE CIENTISTA

 

No Natal de 1642, na cidade de Woolsthorpe, Inglaterra, nasceu um dos maiores gênios que a humanidade

já conheceu: Isaac Newton.

Aos dois anos de idade, ficou órfão de pai. Sua mãe casou-se pela segunda vez e mudou-se para outra

cidade, deixando a educação do menino a cargo do avô. Aos dezoito anos, foi estudar na Universidade de

Cambridge, perto de Londres, onde aprofundou seus conhecimentos em Matemática. Entretanto, a peste

bubônica (doença infecciosa transmitida ao homem por pulgas que captam micróbios de ratos) que invadiu

Londres, em 1665, provocando o fechamento de escolas e outras instituições, levou Newton de volta para

sua fazenda, onde se refugiou por um ano e meio.

Durante a estada na fazenda, o jovem matemático continuou se dedicando ao estudo, tendo realizado

descobertas importantes para a Matemática e a Física. Uma dessas descobertas diz respeito à atração que

existe entre objetos materiais, chamada de atração gravitacional.

As pessoas costumam fazer piadas sobre Newton, dizendo que uma maçã caiu sobre sua cabeça, e

isso o levou a concluir que a maçã era atraída pela Terra. É bem provável que a maçã não tenha caído sobre a

cabeça do cientista e sim no chão, perto dele. Mas uma coisa está certa: a Terra atrai frutas, pessoas e objetos

materiais para si, conforme se pode observar, diariamente.

Eliminados os perigos da peste bubônica, Isaac Newton retornou a Cambridge, em 1667, e pouco tempo

depois passou a ensinar na Universidade. Faleceu a 20 de março de 1727, com oitenta e quatro anos de idade,

tendo deixado muitos estudos e publicações científicas.

 

Fonte: MONTANARI, Valdir; CUNHA, Paulo. Newton, um grande cientista. Nas ondas da luz. São Paulo: Moderna, 1996.

 

A principal descoberta do cientista Isaac Newton, segundo sua biografia, é

(A) ação da força gravitacional.

(B) a solução de uma equação matemática.

(C) o micróbio de rato que provoca doenças.

(D) o tratamento para a peste bubônica.

10) Leia o texto e responda à questão.

 

Maçã do amor

Ingredientes:

- 1/2 quilo de açúcar

- 2 colheres (chá) de vinagre

- 1 colher (chá) de anilina vermelha

- 4 maçãs lavadas e enxutas

 

Modo de preparo

Misture os três primeiros ingredientes e faça uma calda grossa. Pegue as maçãs, espete em palitos

de sorvete e mergulhe na calda. Ponha no tabuleiro e deixe esfriar.

 

FONTE: Maçã do amor. Disponível em <http://saboresecia.blogspot.com/2008/05/ma-do-amor_21.html> Acesso em: 10 nov. 2008.

 

Podemos afirmar que o texto é uma receita porque

(A) ensina a combinar os produtos e o jeito de enfeitar cada um deles.

(B) indica a quantidade de ingredientes e o modo de preparar um prato.

(C) mostra o tabuleiro e informa o tempo que leva para esfriar.

(D) sugere os acompanhamentos e a bebida adequada para servir.

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